Adolescentes e o Carnaval Bom ou Ruim?

                                                                 A ORIGEM

 O carnaval é uma festa muito antiga que foi se transformando ao longo do tempo. No início, há milhares de anos, povos agricultores do Hemisfério Norte se reuniam para comemorar as boas colheitas. Na ocasião, eles expressavam sua alegria através, da dança, do canto, usando máscaras...

Essas comemorações aconteciam entre o final de dezembro e o início de janeiro. Na idade média, os católicos observavam com muito rigor o jejum e a penitência nos quarenta dias da Quaresma. Foi aí que, em 1466, o papa Paulo II pensou que seria bom os cristãos se reunirem, antes da Quaresma, para viver uma semana de muita alegria, com danças, festas, comida e bebida.

 A partir daí, o carnaval começou a ser também uma festa de cristãos. No Brasil, o carnaval chegou em 1641, trazido pelos portugueses. No início, ele se limitava a brincadeiras divertidas, mas, graças à contribuição dos escravos africanos, esta festa se transformou num festival colorido de danças, ritmos alegres e variados.

 É fácil perceber o quanto era alegre o carnaval em sua origem. Mas, os tempos mudaram e, com eles, também o carnaval. Como se brinca o carnaval que conhecemos hoje?
Hoje em dia, não podemos pensar o carnaval somente como uma grande festa.
 Ao mesmo tempo em que os filhos esperam ansiosamente o momento de sair para a “folia” do carnaval, os pais, preocupados com a onda de violência que vive nosso país, não aceitam e até proíbem que seus filhos saiam. Conflito difícil de resolver!
 Diante disso, é mais do que lícita a pergunta que se fazem os pais:“Como podemos deixar nossos filhos sair para brincar o carnaval?”. Pergunta difícil e que acarreta a responsabilidade de dar uma resposta cheia de angústia, que poderá até prejudicar o relacionamento futuro.
  A primeira tentação é trancá-los numa gaiola. Mas isso não é, de jeito nenhum, sinal de sucesso na busca de dar aos filhos maior segurança. Aos adolescentes também devem ser dadas oportunidades para treinar e crescer na vida, com todas as dificuldades que isso representa. De outra forma, sucumbirão ao primeiro sinal de perigo.
Queridos pais e educadores, é preciso primeiro parar e perceber o que está acontecendo, antes de partir engatando uma quinta marcha errada e fora de tempo. Acabou o tempo em que se pode simplesmente dizer não. É preciso justificar, convencer e até reconhecer o erro. Que bom ouvir um pai ou uma mãe dizer: desculpe meu filho!
 Saiba você tomar suas decisões pois um filho pode ir e nunca mias voltar.
                                                                          
                                                                           Leia Eclesiastes 3 e saiba que a tempo para tudo.

Um comentário:

  1. Saiba que para mim o melhor é se reserva e ficar em casa pois nem sempre se pode achar uma verdadeira diversão!

    ResponderExcluir