Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescente é o indivíduo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade.
Muitas culturas reconhecem pessoas como “tornando-se adultas” em variadas idades. Por exemplo, a tradição judaica considera como adultos (membros da sociedade) os homens aos 13 e as mulheres aos 12 anos de idade.
A legislação de cada país prevê sua idade formal de maioridade, quando adolescentes passam a ser tratados como adultos.
Os aspectos físicos da adolescência (crescimento, maturação sexual) são os componentes da puberdade, vivenciados de forma semelhante por todos os indivíduos. Quanto às dimensões psicológica e social, estas são vivenciadas de maneira diferente em cada sociedade, em cada geração e em cada família, sendo singulares até mesmo para cada indivíduo. É neste contexto de alteração do próprio corpo e também de uma maturação ao nível do intelectual (operações formais e abstractas), que o adolescente procura entender quem é e qual o seu papel na sociedade em que vive: interessa-se por problemas de ordem moral e ética e, por vezes, adopta ideologias.
Atualmente, o conceito mais aceite é o de que não existe adolescência, e sim adolescências em função da política, da sociedade, do momento e do contexto em que está inserido o adolescente. A adolescência guarda ainda especificidades em termos de género, classe e etnia.
Viva a vida jovens mais tomem cuidado somos jovens e não gatos!
Viver,viver e ser livre saber da valor para as coisas mais simples só o amor constrói pontes indestrutíveis! C.B
ResponderExcluir