Sem duvida nenhuma, o amor é uma das grandes descobertas da adolescência. Além disso, descobrir este tão profundo sentimento, que no faz investir numa pessoa como parceira, posiciona o jovem para a maturidade.
Os adolescentes são mais sensíveis e, por isso, encaram o namoro mais intensamente. Apesar de muito se falar da promiscuidade na relação entre jovens, eles apenas procuram viver uma grande paixão. Com passar do tempo, surgem novas emboscadas, que acabam desencadeando o sentimento de perda e angustia. O sofrimento é ainda maior entre os meninos e meninas que vivem uma relação amorosa de domínio e dependência.
Neste caso, uma frustração pode dar origem há vários problemas, até mesmo psíquico-emocionais. Por isso que, infelizmente, é comum casos de jovens que cometem o suicídio ou crimes passionais por não terem obtido o sucesso em seus relacionamentos. Entretanto, o amor na adolescência também gera vantagens. Ele pode inspirar músicos, poetas, compositores, cineastas e despertar verdadeiros artistas, que darão ênfase aos seus aspectos apaixonados.
A adolescência é uma fase de descobertas e riscos. De acordo com os especialistas, muitos jovens se sentem seguros e não aceitam conselhos. Por isso, acreditam que poderão viver um grande amor, mas depois de algum tempo, acabam descobrindo que tudo não passou de um algo passageiro.
Esta paixão, na maioria dos casos, faz com que o garoto ou a garota se afaste de seus amigos e familiares e passe a viver apenas para a sua cara metade. Quando o relacionamento acaba, a dor é ainda maior, além disso, ela vem acompanhada pelo sentimento de culpa.
Por isso que, ao ver que está interessado por alguém, converse com seus pais. Caso eles sejam contra o namoro, pergunte porque. Se estiveram com uma idéia negativo de sua alma gêmea, diga a verdade sobre ela. Se a preocupação, realmente, fizer sentido, pense bem antes de tomar qualquer atitude. Lembre-se de que é seu futuro que está em jogo, portanto analise todas as conseqüências que este relacionamento pode te trazer.
Na adolescência sempre tem essa essência chamada AMOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário