Nas despesas


Ordem na casa


Água, luz, gás, internet, TV a cabo, condomínio, aluguel, mensalidade da escola, cursos. É conta que não acaba mais! Em algumas famílias, outros gastos fixos como empregada doméstica e prestações assumidas, por exemplo, também são presentes todos mês.
Como se organizar e manter tudo em dia? Não é tão difícil quanto parece.

Na ponta do lápis
Gastos fixos que são aqueles que você já sabe que vai ter e quanto vai pagar. Uma boa maneira de começar a se organizar é anotar todos eles. Assim você deixa muito mais claro o seu fluxo de entrada e saída de dinheiro.
Outros tipos de conta, como pagamentos parcelados, por exemplo, também podem ser incluídos aqui. Por exemplo: se você comprou um computador e dividiu o preço em 12 parcelas, pode marcar essa conta como “fixa” durante esse período.

Dica: Para não se confundir, você pode classificar aquelas contas que também caem todo mês, mas que podem ter valores diferentes (como telefone, supermercado, transporte, entre outros) como gastos variáveis.

Olho no caixa
Alguns serviços oferecidos para facilitar a vida, como o débito automático, podem acabar atrapalhando o equilíbrio do seu orçamento se você não prestar atenção.
Para evitar problemas, confira sempre que possível a situação da sua conta corrente e verifique se as contas cadastradas são compatíveis com o que você tem certeza que pode pagar.
Assim, as chances de você levar sustos (como a conta ser debitada e você ficar com pouco dinheiro na conta, por exemplo) ou ficar com dívidas, por exemplo, diminui muito. A vantagem é toda sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário